quarta-feira, 4 de abril de 2007

Cena 20

VEM BUSCAR-ME QUE AINDA SOU TEU

O cenário é o telão III da 3a fase da Cena II, 1a parte, isto é: Estrada. Barranco feito por pedras grandes.

Obs: O telão entra no decorrer da cena, muito lentamente, começando ela, portanto, com o palco vazio.

(Estão em cena dois POLICIAIS e a COMPANHIA, menos CANASTRA. BRILHANTINA vem entrando com CAMPÔNIO pela mão.)

BRILHANTINHA(condoído, para os policiais)
Ele aqui está. É o CAMPÔNIO.
Sozinho não vinha,
Está mau… pode olhar.

LOLOGIGO(cínico)
Tomem cuidado, é um demônio,
Matou a Mãezinha
E pode escapar.

POLICIAL 1 - Pode deixar…

POLICIAL 2(violento, para Campônio) Vá andando… Nada de gracinhas.

CAMPÔNIO(demente, sendo algemado) Ai, não o coração…

POLICIAL 2 – Bom é o que está te esperando…

CANASTRA(entrando, tranqüilo)
Momento… Outra história
Eu trago na mão.
Esta carta do corpo caiu.
É a vontade da mãe que partiu.

(Começa a ler a carta. Aos poucos, sua voz vai fundindo com a de MÃEZINHA, que, também aos poucos, vai aparecendo nas pedras do barranco pelo mesmo efeito de luz e transparência da CENA II.)

MÃEZINHA
Oh, não culpem ninguém disto, não.
Eu me vou por minha própria mão.
O que deixo, que fiz, que restou
Lego tudo ao bom filho meu.
Já que não tem mais sentido o que sou
Que ele faça melhor do que eu.

Nenhum comentário: