quarta-feira, 4 de abril de 2007

Cena 12

CENA XII

Trecho da peça "Coração Materno", de Alfredo Viviani, em adaptação do autor desta tragicomédia, na métrica e rima de Vicente Celestino.

Obs: É importante que em algum lugar do cenário ou do palco o público leia o título desta cena. O Cenário é igual ao TELÃO II da 3ª FASE da CENA II, PRIMEIRA PARTE, isto é: Choupana. Porta de entrada nos fundos. Um oratório com Nossa Senhora da Aparecida.

Obs: No oratório, agora, vêm-se os vasos sem as flores.

(Em cena está o FILHO TORTURADO. Entra A VELHA MÃE.)

(Música)

A VELHA MÃE – Que tens meu filhinho?

O FILHO TORTURADO – Nada!!

A VELHA MÃE – Tua Mãe Cansada
Ajudar-te quer.

O FILHO TORTURADO – Tenho algo a me torturar:
Causo-te tristezas
Por uma mulher...

A VELHA MÃE – Tristezas?!

O FILHO TORTURADO – Eu me desespero,
Mãe, pois pros teus olhos
A dor vou trazer...

(A VELHA MÃE dirige-se ao altar.)

A VELHA MÃE – As flores do altar!

O FILHO TORTURADO – Sou Sincero...

A VELHA MÃE – Roubastes?!

O FILHO TORTURADO – Qu’importa?

A VELHA MÃE – Que triste saber!
Que trabalho me deu pra encontrar
Essas flores! – Não é a estação –
Pra santinha... E eu posso apostar
Que tu destes...

O FILHO TORTURADO – Oh, não diga não...

A VELHA MÃE – É errado.

O FILHO TORTURADO – Mas ela pediu.

A VELHA MÃE – Amor tão louco assim não se viu!

O FILHO TORTURADO – Sim, mãezinha, esse amor me tornou
Num demente, num monstro... é o que eu sou!

(O FILHO TORTURADO chora. A VELHA MÃE o abraça. A música aumenta e a cena termina)

Nenhum comentário: